Seria ótimo ter um terapeuta sexual disponível para ligar sempre que surgisse alguma dúvida sobre o tema. Mas, como isso não é possível, o jeito é tentar buscar o máximo de informações possíveis para melhorar a vida sexual. A revista Women’s Health listou nove conselhos de especialistas que podem ajudar.
1 – O sexo não é – e não deve ser – perfeito
“Nós temos uma tendência a acreditar que bons parceiros vão acertar magicamente. Isso é falso. O sexo bom pode ser divertido e não deve ser censurado. Esses momentos realmente verdadeiros são os melhores. Você pode não se lembrar do orgasmo mais forte que já teve, mas vai se lembrar do momento em que caiu da cama porque a transa estava tão boa que você não sabia que estava na borda”, diz a educadora sexual Logan Levkoff.
2 – Você cultiva a paixão por conta própria
Vidas sexuais reais não são como nas comédias românticas. É claro que as mulheres amam esses filmes, mas nada de acreditar que uma paixão intensa é algo que vai cair de repente em seu caminho. O terapeuta sexual Brandy Engler, autor de “Os homens no meu sofá”, diz que as pessoas podem cultivar a paixão por conta própria, ajustando suas emoções e colocando-as para fora na sua vida sexual.
3 – Você não precisa ser experiente para que o sexo seja bom
Você pode ser incrível na cama, não importa se teve dois parceiros ou 12. “Não faz diferença a experiência que você teve no passado. O que importa é a forma com que você está lidando com a experiência atual. Não fique pensando se está preparado ou qualificado o suficiente”, garante Levkoff.
4 – Mulheres devem se masturbar mais
“Elas não têm de ver isso como tabu, como algumas mulheres as fizeram acreditar. Isso pode ajudar a aprender o que é bom e chegar ao orgasmo mais facilmente”, diz o especialista em sexo Debby Herbenick. “Mais da metade das mulheres e quase metade dos homens já usaram um vibrador em algum momento de suas vidas”.
5 – Pense sobre sua vida sexual mesmo quando estiver solteira
O sexo não é algo que deve-se pensar somente quando está tendo uma vida sexual ativa. Segundo Levkoff, a melhor maneira de aumentar sua vida sexual é pensar um pouco mais nela e identificar o que você deseja. Isso vai ajudar a ter certeza de ter a vida sexual que você quer quando estiver pronta para isso.
6 – Você está ótima “lá embaixo”
“Todas as vulvas femininas são um pouco diferentes umas das outras e são consideradas bonitas e desejáveis pelos seus parceiros. Não há vagina ou vulva normal, mas todas são muito grandes”, diz Herbenick.
7 – Não tenha medo do novo
Se você tem vontade de tentar algo novo na cama, tente. “O que eu vejo muitas vezes é que as mulheres têm vergonha. E se ele não achar que é sexy? E se não funcionar? É uma preocupação compreensível, mas pode acabar te impedindo de ter o melhor sexo da sua vida”, diz Engler. A dica é começar com afirmações que vão te ajudar, como “eu sou sexual”, “eu tenho o direito de ser vista”. E lembre-se que se trata de se expressar se divertindo. Seu parceiro certamente vai adorar o entusiasmo.
8 – Dor no sexo é comum, mas não deve acontecer
Ficar em silêncio sobre dor ou desconforto durante a relação sexual não é bom. Hebernick sugere usar lubrificante e começar suavemente. Mas, se o desconforto ou a dor forem constantes, é hora de procurar um ginecologista ou até um dermatologista, pois há alergias e doenças de pele que podem fazer com que o sexo fique doloroso.